quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alebrijes

Há um ano quando perguntei ao Rogério o que eram alebrijes ele não sabia me dizer. Foi um casal de portuguêses quem me mandou procurar alebrijes. E lá fui eu. Monstrinhos que são uma mistura de animais com seres imaginários que devem ser colocados dentro de casa, preferencialmente de frente a porta de entrada, para espantar o mal olhado. Claro que adorei e segui em busca. E encontrei muitos. Na Cidade do México no mercado de artesanato, em Cuernavaca na loja de bugigangas... uma vez que passei a petar atenção vi alebrijes em quase todos os cantos.
Os charmosos monstrinhos surgiram, assim como a nomenclatura, com o artista Pedro Linares (1906 - 1992), em 1930. Delirando adoecido, sonhou com criaturas fantásticas e tão logo melhorou deu início a estudos em desenhos e papier mache, chegando a produção dos bichos em madeira, material no qual são produzidos até hoje.
Seu trabalho chamou a atenção de um galerista em Cuernavaca (sim, Rogério, você está lendo direito!) que o incentivou e eventualmente, do casal utra pop Frida Kahlo e Diego Rivera.
Eu já tenho uma coleçãozinha que inclui um imenso e lindo feito por encomenda e presente de um mexicano amigo fofo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Todos os famosos moraram em Cuernavaca, até Charles Chaplin, que por sinal foi vizinho de Diego e Frida. O bicho dá sorte mesmo? Igual elefante virado para a porta? Vou colocar o meu ali.
Rosa Bertoldi

Janaina Fainer disse...

É bom contra o mal olhado e sim, Rosa e te dei um cheio de chifres então coloca ele de frente pra porta. bjs