segunda-feira, 4 de julho de 2011


O caminhar ligeiramente trôpego não impedia que se percebesse a elegância do porte e das roupas, cabelo impecável, o anel com sinete se destacava na mão que segurava a bengala. Dirigiu-se às cadeiras espreguiçadeiras alinhadas no terraço e sentou ao lado do único outro ocupante.
Essa atitude me fez imaginar que procurasse companhia ou, pelo menos, estaria em busca de alguns minutos de prosa. Provavelmente hospedara-se sozinho no hotel. Eu não conseguia enxergar se o ocupante da outra cadeira era homem ou mulher. Via apenas a copa de um chapéu. Talvez fosse a esposa.
Há dias sem conversar com ninguém, eu, que já começara a amaldiçoar esta viagem solitária, também andava à cata de companhia e, curiosa, desloquei-me até lá. Debrucei na mureta como se procurasse alguém na praia e, disfarçadamente, espiei o ocupante da outra cadeira: outro idoso, muito bem vestido e alinhado, como o recém-chegado. Sorri. Percebi não estar sendo observada e senti-me à vontade para permanecer ali.
O que já estava sentado iniciou a conversa.
- Vem sempre aqui?
- É a primeira vez, recomendaram-me com tanta ênfase que resolvi experimentar. Também o senhor?
- Coincidentemente, sim.
Pela pompa no linguajar e na pronúncia pareceram-me cultos. Que teriam sido? Hoje, evidentemente, aposentados, pois que já passavam dos oitenta anos. Deputados? Senadores? Advogados? Presidentes de grandes empresas?
- Apraz-lhe o litoral?
- Na meia estação... na meia estação exclusivamente. Temperaturas extremas incomodam-me. Prefiro enfrentá-las em casa.
- “Home, sweet home”? Sorriram em concordância.
Absortos em seus pensamentos, eu poderia observá-los sem pudor. Sentei-me também numa das espreguiçadeiras, fingindo ler. Ficaram em silêncio.
- Caminhamos? – sugeriu um deles.
- Será agradável – concordou o outro e eu, não podendo perdê-los, levantei-me antes que se erguessem. Caminharia também.
CONTINUA NA PRÓXIMA SEMANA

3 comentários:

Alexandre Henrique disse...

Fiquei curioso.

Anônimo disse...

Eles estão em hotel a beira da praia? Em navio... não. Se for praia é norte ou sul? Meia estação? Adoro praia e fugo de Campos e suas montanhas como o diabo foge da cruz. Será que vão se identificar? Oh... maldade deixar o leitor assim curioso. Até
Rosa Bertoldi

Rosa Leda disse...

Adoro comentários mas... nada será revelado antecipadamente viu, xeretas?