sábado, 14 de agosto de 2010

Penada?

Uma amiga tomou posse recentemente em um cargo público e está dirigindo um departamento de museus. Dia desses estava ela sentada em sua nova mesa trabalhando quando foi abordada por um homem ainda jovem, bem vestido, que fez a seguinte pergunta: a senhora também é penada? Ela riu e respondeu que de certa forma não deixava de ser! Pensei: uma penada envolvida com atualização e reforma do complexo museológico de uma cidade em desenvolvimento. Deixe-me esclarecer que o termo não significa alma do outro mundo, uma alma penada. A referida amiga está "vivinha da silva" e de olho no curto tempo que terá para realizar seu projeto. Mas, o que é um penado? Trata-se daquele que cumpre uma pena alternativa. Por exemplo, um motorista com carteira vencida ou que ultrapassou os pontos e tem a habilitação retida por alguns meses, outro que roubou a galinha do vizinho ou pegou um pote de margarina no supermercado...
Na prática, a população não consegue medir a aplicação dessas penas e muito menos verificar se são realmente cumpridas. Do meu ponto de vista essa solução intermediaria passa a sensação de impunidade, porém o fato de evitar que o sujeito vá para o cárcere é uma atitude positiva, pois o não contato de praticantes de pequenos delitos com bandidos perigosos parece salutar.
Trata-se de um mal menor. Às vezes acho que a ideia real era diminuir a superlotação dos presídios ou reduzir os custos do sistema penitenciário, sei lá. Visualizem a diretora dos museus de pijama listradinho. A semelhança com as prisões que vemos em filmes americanos está longe de ser verdadeira, começa e acaba no traje. Bom, mas de qualquer maneira ela seria uma penada e não uma condenada, então não adianta ficar imaginando a cena. Mas, como os penados entraram em nossas vidas? Foi através da nova lei 9 714/98, que ampliou as hipóteses das punições restritivas. Uma delas seria a prestação de serviços a entidades públicas. Algo meio simbólico, porém uma pena para o cidadão não ficar impune. A prisão é para casos de efetiva gravidade. Entenderam? Nem eu, pois nunca ouvi dizer que colarinho branco com dinheiro na meia ou cueca esteja "morgando" em algum presídio do país.
Mas, os penados acabam quebrando o galho de muitas localidades, tais como secretarias de estado, casas de cultura, prefeituras, etc, etc. Pintam paredes, praticam jardinagem, limpam banheiros, varrem ruas, dentre outros serviços. Será que tem algum que toca piano ou outro instrumento qualquer? Afinal está se falando em cultura... Organização de um sarau, deve ter entre eles, alguém que seja bom na cozinha e a festa estaria pronta! Talvez um padeiro... Imaginem aquela torta de limão que a vó Benta fazia? Vai que algum penado era neto dela... Ah, eu quero um para cortar grama e colocar minha roupa no varal e você?

Nenhum comentário: