segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Respostas aos comentários da semana passada:

Quando minha filha fez o TCC no curso de Design de Interiores o tema foi Tecnologias Sustentáveis Aplicáveis a Espaços Residenciais. Foi então que tomei contato com inúmeros recursos à disposição para tentarmos salvar este maravilhoso Éden que, tão generosamente Deus criou para suas criaturas e do qual temos descuidado.
Philippe faz uma pergunta (nos comentários ao meu post da semana passada) cuja resposta desconheço por pura ignorância. Rogo-lhe que nos informe pois que a fabricação das placas para jardinagem com casca de coco é uma “sacada” espetacular. Na Casa Cor deste ano pudemos apreciar vários jardim verticais, e perceber quão importante é esse produto. Assentos para indústria automobilística também têm sido feitos com essa fibra e há outros vários produtos.
Mas temos que reconhecer que a logística reversa é um avanço. Sei que na França, como a mão-de-obra é muito cara eles simplesmente incineram todo o lixo e dele extraem gás. Dá para calcular o prejuízo à atmosfera?... O fato de o projeto da PNRS ter tramitado no Congresso por 21 anos mostra a complexidade da coisa.
Philippe, gostaria de nos contar sobre isso? Mais especificamente gostaria de abordar o problema da “embalagem”(rsss...) dos cocos?
O comprometimento do Estado em abrir espaço para a redução de resíduos, reciclagem, reutilização e outras formas sustentáveis visando à redução dos rejeitos poderá afetar seus negócios? Se quiser, escreva-me: rggabrielli@gmail.com Será um grande prazer publicar suas considerações.
Brandão, acima está meu e-mail. Aguardo notícias. Foi uma alegria enorme participar do lançamento de seu livro e uma agradável surpresa recebê-lo de presente.
Eto, você que trabalha com arquitetura e menciona, no comentário, o fato de tentarmos amenizar os vestígios de nossa passagem por este planeta, se quiser entrar na roda não se intimide.
Penso que uma das vantagens da Logística Reversa é o fato de as empresas assumirem responsabilidade por seus produtos. Estive na Rússia, aliás estive na União Soviética há mais de vinte anos e assustei com a situação, se você comprava um par de sapatos eles tiravam da caixa e entregavam os sapatos nas suas mãos sem embalagem alguma. O mesmo em relação a frutas, pão, etc. Só então entendi por que via tanta gente carregando uma sacolinha vazia nas mãos. Considerada supérflua, a embalagem era tida como luxo e totalmente dispensada. Coisas de economia planejada ou de países comunistas. Simples se falássemos de coisas pequenas, comestíveis, etc. Como você receberia em casa uma TV, por exemplo, sem embalagem? Nosso país descarta 150 mil toneladas de lixo por dia...Vamos acreditar que essa mudança seja para melhor.

Bom, o assunto é vasto e todo tipo de divagação possível.

Nenhum comentário: