domingo, 29 de agosto de 2010

Row

"Pela ordem. A) Não gosto de pensar que você é a oposição. Não é assim que penso em você. B) E essa história de "ter o direito de viver" Eu gostaria de pensar que você já vivia, mesmo antes de nos separamos. E como venho tentando explicar para você, eu não tenho certeza se estou vivendo. Não no sentido que você menciona. Seja como for. Nós estamos nos desviando do assunto. E o assunto é... você conheceu alguém."
Juliet, nua e crua - Nich Hornby


No meu recente ímpeto literário comprei (sim sim, estou gastando muito dinheiro em livros ultimamente eu sei) e li Juliet, nua e crua, o mais novo romance de Nick Hornby, um dos meus autores favoritos.
Não li em dois dias como o Martin Page, até porque são 157 páginas contra as 269 de Hornaby. Mas li em uma semaninha em todo e qualquer intervalo que tive entre atividades supostamente mais importantes.
E, obviamente, adorei. O livro, criticado por muitos por ser anti cultura pop, é uma delícia. E não é anti cultura pop. E não é maldoso. E não vai contra tudo o que Hornby escreveu até agora.
O autor mostra o fim do relacionamento entre Duncan, um fã fanático (pleonasmo eu sei mas é a única forma de descrever o personagem e o grau da sua loucura) que trai a namorada Annie causando assim a ruptura do relacionamento que já não andava bem, enquanto no meio disso tudo, Tucker, o ídolo pop aposentado e misantropo de Duncan, relança uma versão sem tratamento de seu álbum de maior sucesso.
Talvez um pouco mais doce e bondoso do que os anteriores, se bem que Hornby sempre foi deveras gentil com seus personagens imperfeitos e seu público tão incerto quanto, Juliet mostra dúvidas e incertezas eternas na vida dessa geração que foi adolescente nos anos 90, ouvindo pop rock inglês e que ainda não tinha O ORÁCULO google.
Vamos combinar que hoje em dia quase tudo se resolve via google. Wikipedia também ajuda. Ok, talvez nada se RESOLVA mas tudo é muito bem analisado e pesquisado de uma forma sem precedentes.
E aí que as opções nem sempre tão são simples, e o azul do céu tão plácido e o acorde tão bem colocado. Mas já estou divagando.
Resumindo, leiam Juliet. E juro que não estou trabalhando para a Editora Rocco.

Nenhum comentário: