sábado, 14 de março de 2009

Capo d’Istria: ou o homem que veio de longe...

Existem fatos e pessoas inesquecíveis. Minha tia Marica era um desses seres incompreensíveis que vivia provocando comentários da família. Como criança eu costumava ouvir e não entender nada. Uma pena, pois hoje consigo perceber coisas que não compreendia naquele tempo. Uma delas era o fato dela trabalhar ou costurar na sexta feira santa. Quando alguém a repreendia, ela respondia: tudo bobagem!
Ela era uma das filhas mais velhas dos meus avós. Vivo me perguntando o motivo dessa frase. Ela morava perto de uma igreja católica e o padre era seu vizinho. Ele dizia: Dona Maria, a senhora não parece uma mulher piedosa, trabalha aos domingos, não respeita os dias santificados, isso é pecado. Tudo bobagem... Como vocês sabem, sou descendente de judeus. É possível que ela tenha sido educada mais próxima da cultura judaica do que da cristã e com a guerra, o posicionamento do governo Vargas em favor do Eixo e com as perseguições acontecidas no país, meu avô tenha decidido enquadrar os filhos mais novos nos costumes brasileiros e ela tenha guardado os ensinamentos remotos sobre outra cultura. Essa é uma explicação plausível para sua excentricidade. Quando adulta visitei-a muitas vezes, mas devido a uma complicação cardio-vascular, permanecia na cama e não falava mais. Muita gente deve ter pensado em castigo.
Talvez ela soubesse a verdadeira origem da família. Origem que eu venho buscando há algum tempo. O pouco que sei devo a tia Luiza. Nessa busca por meus ancestrais visitei Trieste e lá a moça que me atendeu relacionou o sobrenome à Istria. Pensei que para se livrar de um problema, estava me enviando para lá, mas não custa tentar.
Hoje decidi descobrir o significado do termo. Capo d’Istria é a região costeira do mar Adriático que vai da Itália até os Balcãs. Pertenceu ao império austro-húngaro e teve como capital Trieste. Ali existia uma cidade com o mesmo nome, hoje conhecida como Koper situada na Eslovênia. Ah, o mapa da Europa muda de década em década e isso dificulta a procura.
Meu avô nasceu austríaco no local denominado Friuli-Venezi-Giulia. Após 1918, com o fim do império, a província voltou a ser possessão italiana e hoje deve estar sob governo esloveno. A Eslovênia é uma extensão de Friuli, tendo pertencido ao império romano. Foi povoada pelos bárbaros, época de enorme desenvolvimento, então, também tem sangue bárbaro correndo nas veias desse povo. O país fica no nordeste da Itália sendo uma região com rios e montanhas de curvas perfeitas, de acordo com as informações obtidas na Internet, pois se alguém conhecer a Eslovênia e não for isso, vai lembrar que eu não tenho nada com isso, nem conheço o país. Quem nasce nesse país é o que?
Às vezes, um dado truncado pode fazer sentido, pois seu passaporte estava carimbado como vindo de Trieste e nacionalidade austríaca. Teria meu avô vindo de tão longe? Hoje ele seria eslovaco ou eslovênio? Sei não, afinal Balcãs é um universo de pequenos países. Todos bem encrenqueiros!

Um comentário:

Rosa Leda Gabrielli disse...

aqui em Punta, li seu texto maravilhoso, invejàvel. Quero escrever como vocë....Bjs