segunda-feira, 23 de março de 2009

RESOLVA O MISTÉRIO...

A língua portuguesa é difícil? Quem falou?

Nós, os cultos, temos domínio de quantas palavras, mesmo? Só para rir um pouco, vejam como podemos ouvir um discurso ou ler uma história sem entender "patavina" (outra palavra desconhecida por quem tem menos se... uns... talvez...50???)

A abâmita ábala chegou. Abancara o mundo. Fôra abandada muito jovem mas seu sonho era abandoar-se novamente.

Só na Espanha, depois de anos e anos de tristeza, conseguira sorrir quando, enquanto abanicava-se um abanto, como se tivesse visto abantesma ou se estivesse abarbado, deixou-se abarcar pelo toureiro.

Agora, da baiúca daquele ábdito, via passarem pela rua mulas albardadas puxadas por abajus, caminhando para onde iriam abalançar as mercadorias.

Qual um abaiô, a empregadinha à qual seu ex marido abarregara-se, abainhava um esfregão movimentando-o para um lado e outro

Junto à cerca de abaraíba em redor da abatigüera e do abatiapé, uma abatinga parecia abatocada Tinha nas mãos um abebé, totalmente estranho àquela região. Quem seria?

A figura assustada fê-la lembrar do tipo abencerrage do toureiro espanhol. Então sorriu novamente, o dia pareceu mais claro e as coisas menos difíceis. Conseguiria, novamente teria forças para recomeçar.





RESOLUÇÃO DO MISTÉRIO
A tia em 4º grau , natural de um povo da Índia, chegou. Correra o mundo. Fôra isolada muito jovem mas seu sonho era unir-se a seu grupo novamente.

Só na Espanha depois de anos e anos de tristeza, conseguira sorrir quando,enquanto se abanava um touro covarde, como se tivesse visto um fantasma ou se estivesse em apuros,, deixou-se abraçar pelo toureiro.

Agora, da taberna daquele lugar êrmo, via passarem pela rua mulas, seladas com sela rude própria para animais de carga, puxadas por um tipo de mestiço brasileiro caminhando para onde iriam ser pesadas as mercadorias.
Qual um orixá que usa leque, a empregadinha à qual seu ex marido amasiara-se, fazia bainha num esfregão movimentando-o para um lado e outro.

Junto à cerca de madeira resistente em redor da roça de milho já colhido e de arroz silvestre, uma pessoa de cabelos brancos parecia confusa. Tinha nas mãos um leque usado em candomblé, totalmente estranho àquela região. Quem seria?

A figura assustada fê-la lembrar do tipo mouro do toureiro espanhol. Então sorriu novamente, o dia pareceu mais claro e as coisas menos difíceis. Conseguiria, novamente teria forças para recomeçar.

2 comentários:

Rosa Bertoldi disse...

Rosa, minha xará, como é? abâmita ábala? Tem na reforma do Lulalá????? Ah, uma tia....
Bjs
Rosa

Rosa Bertoldi disse...

Rosa, minha xará, como é? abâmita ábala? Tem na reforma do Lulalá????? Ah, uma tia....
Bjs
Rosa