terça-feira, 17 de março de 2009

A primeira viagem


Domingo fiz meu primeiro passeio aqui no México...aproveitando a companhia - e a carona, já que ainda estou sem carro - do chefe e sua família fomos ao norte da cidade do México, a Teotihuacan. Um local bacana, abarrotado de gente e com construções e um museu relativamente interessantes. Digo relativamente não por nada mas sim pelo fato de que coisas muito velhas não são meu forte.

Eu realmente prefiro a Tate Modern, a arquitetura do Instituto Thomie Othake ou algo desse nível... Questão de gosto mesmo.

Apesar de "relativamente" interessante o passeio me fez ficar desesperado pelo menos prá entender o que se passa nesse país, sua história quem veio primeiro, como os espanhóis conseguiram acabar com tudo tão rápido e facilmente... enfim... a história toda.

É engraçado quando comparamos que os indígenas mexicanos, peruanos deixaram uma herança cultural tão rica se comparada com a do Brasil... Alguns podem jogar pedras em mim agora, mas vamos combinar que o índio brasileiro não deixou influência arquitetônica, não deixou um idioma... deixou alguns hábitos e costumes, mas muito pouco se comparado com aqui...

Eu fui procurar apartamento e sei BEM onde toda influência está.... Paredes alaranjadas, flores de silk nas paredes, arte... muita arte (de bom e mau gosto) nas casas... Algo incomum no Brasil classe média.

É interessante pensar também que tão próximos, tenham sido tão distintas as populações originárias do Novo Mundo...

Quis só compartilhar um pouco do que estou vendo... E se tiverem sugestões de por onde devo começar, agradeço...

Saudações,

3 comentários:

Janaina Fainer disse...

eu tb adoro o concreto Tate
mas tenta visitar o Museu Frida Kahlo q dizem que é lindo
bjs
bjs
bjs
PS Mandei o convite ao J no domingo, OK?

Janaina Fainer disse...

e como assim apartamento?
e a casa com fonte e peixinho?

Unknown disse...

Triste não é Rogério? Como especialista em História da Arte considero decepcionante não só nossa herança cultural , mas, desculpa aí, como diria minha filha, a América como quase um todo. Acho que tirando a civilização maia e sua próximidade com a antiga cultura egipcia e mesopotâmica, a América como um todo deixa a desejar. A sugestão da Jana é boa. Talvez Frida e seu angustiado realismo mágico, para não dizer surrealismo, pois alguns se ofenderiam coma expressão.
Desejo-lhe uma proveitosa estadia no Mexico.
Janira (mãe da Janaina)