terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Pílulas 1

Vamos lá...

Preguiça
De um tempo para cá, não tão recente, surgiu uma nova profissão no mundo maravilhuóso das celebridades. Irmã de jogador famoso de futebol. Filha de ator que já foi galã e não é mais ou de técnico que chegou a prometer que ficaria nu na praia se o o seu time de futebol caísse para a segunda divisão (se não me engano, é claro, ele não cumpriu a promessa... apesar de, se não me engano, a equipe ter caído para a "temida" segundona). E, por conta da proliferação dessa nova categoria profissional, vemos (e temos de ler?) em sites importantes notícias como "irmã de (coloque aqui o nome do jogador de futebol famoso) posa com seu cachorro em casa usando um shortinho" e "filha de (coloque aqui o nome do ator) é cotada para ser capa da revista (coloque aqui o nome da revista)"... Preguiça.

Nesta semana, também, foi noticiado que uma apresentadora de TV teria alugado um hotel inteiro em Punta del Este, no Uruguai, para comemorar o seu aniversário de 40 anos. Casada com um outro apresentador de TV, tal notícia parece que bombou em sites, inclusive os de notícias importantes. Preguiça!

ah, eu sei, estou chato. Acho que é a terça-feira, um dia que, sei lá, não é segunda-feira, quando o cansaço das aventuras do fim de semana impera, e nem mesmo quinta-feira, quando a expectativa do fim de semana impera. Quarta-feira, desculpe-me quem for escrever neste dia no blog, é o dia comum, normal, sem mais ou sem menos...

Calor
Amo e odeio o calor. Amo quando estou na praia, em frente ao ventilador, andando de bicicleta (faça isso na ciclofaixa, se morar em São Paulo!, pelo amor de Deus!), em uma sala com ar-condicionado, em uma varanda (ainda espero ter uma casa com uma bela varanda!), bebendo cerveja em um bar (embora eu tenha parado um pouco de beber... projeto Carnaval, meu caro!), embaixo de uma árvore... Porém, eu o odeio quando, sem querer, eu percebo que estou suando, mesmo parado, vejo alguém de blusa apesar do calor, estou em um ônibus lotado ou em um metrô lotado (e sem ar-condicionado)... Ah, o calor. Ahhhhhhhhh, o calor!

Choro
Acho incrível a capacidade que a arte tem de me fazer chorar. Isso aconteceu comigo durante as últimas três peças a que assisti. Depois de ver "Cleide, Eló e as Peras" e "Aldeotas" (na foto, Gero Camilo - em breve uma entrevista que eu fiz com ele para a revista "Ocas" - e Vitor Miranda, grata surpresa), eu me lembrei da última pessoa que amei de verdade e também de um amigo que está (re)descobrindo o mundo e acho que ele mesmo. Saí do espetáculo sem ter o que falar, embasbacado, com um aperto no peito, com um furo no coração. Já diante de "Cais ou a Indiferença das Embarcações", notei o quanto o simples ato de contar uma boa história é magnífico e arrebata. Duas famílias, histórias que se cruzam em uma ilha, um cais, encontros e desencontros... Opa, quando eu vou te ver novamente?... O mundo, uma personagem afirma, é pequeno. Mas, aí, o outro, apaixonado por ela, retruca. Sim, sim, é pequeno, mas há muitas paredes.... Opa, quando eu vou te ver novamente?... Quando eu vou descobrir um pouco mais da sua vida?... Quando eu vou tentar te conquistar e reconquistar?

Centro
Vá conhecer a Praça das Artes, localizada no centro de São Paulo, bem próxima ao Theatro Municipal. Sabe aqueles lugares que parecem um milagre no meio de tanto caos e descuido? Assim é a Praça das Artes, que se parece muito com o Sesc Pompeia (prédio projetado por Lina Bo Bardi). Uma amiga, que é arquiteta, me contou que a Praça das Artes é um projeto de um arquiteto que foi estagiário do escritório da Lina. Talvez seja por essa razão que a Praça das Artes tem como características a ligação com a rua (parece uma continuidade) - uma pena que, nos dias de hoje, a Praça tenha que ser fechada à noite (medo de que isso aconteça no vão livre do Masp) - e acessos de um prédio a outro, ou de um andar a outro, por meio de escadas externas. Por favor, não me critique: não sou arquiteto, não conheço os termos técnicos da arquitetura e posso estar falando besteira. Enfim, a Praça das Artes é incrível e tem uma programação cultural que vale muito a pena ser conferida.

Beleza
E o que dizer de Marine Vacth, modelo e atriz, protagonista de "Jovem e Bela"? Pense em uma menina bonita. Pensou? Agora pense em uma menina bonita, com um olhar oblíquo e dissimulado, como o da Capitu, sabe!? Essa é Marine Vacth, que dá vida à adolescente Isabelle no longa dirigido por François Ozon. No filme, Isabelle é uma adolescente que o descobre o prazer (????) da perda da virgindade e, depois, torna-se prostituta por... Tire as suas próprias conclusões. Ah, a adolescência. Ah, o ato de adolescer... Ah, o ato de querer sentir prazer com aquilo que os outros julgam ser asqueroso, sujo, temido, perverso... Ah, o sexo... ah, o sexo?





3 comentários:

Janaina disse...

Querido,
que delíciaaaaaaaaaaaaa voltar a saber de você assim!!!!

bj bj bj

thiago roque disse...

eba! às terças, vou me divertir e ficar em dia com o cenário cultural. bom te ler de novo!

Anônimo disse...

Alan: vc consegue deixar o banal interessante... Bom retorno. Rosa Bertoldi