domingo, 15 de dezembro de 2013

Mundo pequeno

A geração dos anos 1960 é responsável por grandes transformações ocorridas no mundo atual. Pois bem, tem mais uma. Stanley Milgram (1933-1984) da Universidade de Yale realizou uma pesquisa que resultou em polêmica, mas o resultado oferecido pelo psicólogo comprovou sua verdade. Ele enviou alguns pacotes para moradores da cidade de Wichita (Kansas) pedindo as pessoas que mandassem para um conhecido que acreditasse faria a encomenda chegar ao destinatário. Pasmem: diversas entregas chegaram após passar por seis pessoas, em média.
Hoje navegando pela Internet não é difícil descobrir que um amigo está conectado a uma pessoa ligada a personalidades da política, da mídia, do meio cultural, mas na década de 1960 trocar informações on line em tempo real era enredo para filme de ficção científica!
A experiência tornou-se conhecida como teoria dos seis graus de separação e inspirou peça de teatro e filme no final do século XX. Resumindo na teoria científica do psicólogo americano bastam seis laços de amizade para que duas pessoas estejam ligadas.
Pensei logo: eu e Brad Pitt. Mas, tem a Angelina Joli e o Baptista... Melhor não ficar imaginando coisas... Algo semelhante está sendo desenvolvido pelo site Yahoo, via Facebook e seus 750 milhões de usuários. Na página Small World você está sendo convidado a enviar uma mensagem para um desconhecido de um país qualquer selecionado pelos administradores do projeto. Para se tornar um remetente basta ter uma conta na rede social.
Pensei em tudo isso com a volta do sete graus de separação. Não conheço o Thiago Roque, nem a Camila Tibet, o Fernando Azevedo ou o Alan Faria e cá estou eu participando de um blog e escrevendo ao lado deles. Sim, Milgram estava certo, embora o número sete seja mais exato para os pesquisadores da Microsoft.

2 comentários:

Janaina Fainer disse...

Olá, Rosa,
bota pequeno nisso.
E meu texto de hoje comunica com o seu de ontem... e a vida é assim, né?

thiago roque disse...

conexões, ligações, elos: elas dão sentido à vida! seja por um blog, por um sorriso, por um clique, por uma gargalhada! beijo!