segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Savana



“Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?” 
Guimarães Rosa


Se hoje me fosse dado o direito de voltar naquela época de escolhas e vestibular, eu escolheria outro caminho. Escolheria um caminho que levasse a África, a um mundo de vastos planaltos, savanas e uma vegetação com cor de terra, um mundo de felinos imensos, suricatos e babuínos...
Hoje posso dizer com toda a certeza que perdi a esperança em 90% da humanidade. Não vejo chance de melhora para um mundo no qual as pessoas simplesmente não são empáticas.
Por exemplo, hoje mesmo a caminho do trabalho antes mesmo de chegar ao metro quase fui atropelada por um carro e ainda fui xingada pelo motorista, que estava errado. Já dentro do Metrô, quando chegamos a estação, as pessoas, ao invés de deixarem as outras descerem para terem espaço para entrar, simplesmente passaram derrubando as outras, impossibilitando a saída ou entrada.
São Paulo é uma cidade que desumaniza, eu sei, já foi dito. Mas acredito que o problema não seja a cidade e sim a tal humanidade que não merece ser adjetivo. Desumanidade.
Mas não, não estou voltando a ativa no blog com um texto mal humorado. É só um texto.
Mas, vamos lá. Um ano e meio se passou desde minha última postagem e MUITO aconteceu.
O ano de 2012 foi um ano especialmente conturbado. E passou!
2013 começou como um ano novo no sentido mais básico da palavra.  E até agora o está sendo.
Mudei de trabalho já no começo do ano e está sendo uma experiência incrível voltar a esse lugar. A minhas origens, de certa forma. Impressionante, né? Como a vida se encarrega de te levar para onde você efetivamente precisa. Voltei a ter uma relação de amor com o teatro. Voltei a ver coisas lindas e embora tenha dúvidas quanto a 90% da humanidade os artistas ainda me tocam com seus sonhos quando sonham.
Mudei de casa. Agora moro num apartamento há um quarteirão do primeiro apartamento no qual morei na vida quando nasci. Vejo a sacadinha quando atravesso a rua e acho isso tão divertido numa cidade desse tamanho. Desumanizada.
Enquanto sonho com planaltos verdes empoeirados e cheiro de terra. E babuínos, suricatos, cheetas... e sei que um dia, eu chego na Namíbia.




4 comentários:

Alan de Faria disse...

quando vamos à África?

thiago roque disse...

bom ler você de novo!

Camilla disse...

e vai me levar junto.

Rosa Bertoldi disse...

Menina:
Quer vida mais atribulada que a minha? A humanidade é desumana sim, mas ainda existem boas "almas" nessa modernidade líquida, esfarelada, esgarçada como diz o homem que não lembro o nome. Calma... Quem sabe você não faz tudo isso é ainda publica um livro lindo sobre sua experiência africana. Parabéns pelo texto! Rosa Bertoldi