domingo, 5 de janeiro de 2014

O presente de reis...

Consultada sobre o que gostaria de ganhar no Natal respondi nada. Fui presenteada com um belo colar, pena que não de âmbar. No ano novo a pergunta se repetiu e eu repeti: nada. Ganhei um anel acompanhado da questão, no dia de reis você quer algo específico? Como eu sabia que o Baptista não ia ficar sossegado enquanto não acertasse na lembrança decidi responder: um Smart. Pronto, foi o suficiente para ele quase me bater. Aquele gentil cavaleiro ficou uma fera e dizia, mas como se você possui duas máquinas potentes, que por acaso as pessoas chamam de telefones. Lembra-se do Nokia que comprei na Finlândia? E o iphone que vive pendurado em você? Mensagem para cá mensagem para lá o tempo todo. Você mesma fala que esse tal de android não é seguro...
Com eu não esperava essa inesperada reação decidi me explicar.Trata-se de um mal entendido. Smart Fort Coupé Brabus é um carro!  É um veículo bastante conhecido e usado na Europa como um todo. Baptista não sabia disso. O Smart é tão famoso que se tornou até personagem do livro de Dan Brown O Código Da Vinci. Ele não leu e nem viu o filme. Suas medidas parecem de uma miss. Tem um comprimento menor que três metros e a metade disso como largura. O baixinho tem a minha altura: 1,55 m. Não é um sonho para qualquer motorista que viva em cidade cheia de carros e nunca encontra estacionamento? Foi um dos motivos da escolha.Possui motor traseiro e faz cem quilômetros com menos de cinco litros de gasolina. Smart é um adjetivo na língua inglesa de significado esperto, ligeiro, forte, inteligente. Ele é tudo isso e bonito!
Mas, ao responder a questão estava tentando resolver outro problema. Tenho pé pesado no acelerador, vivo viajando e passando da velocidade permitida por conta do carro potente. Por que fazem carros que correm até 230 km/h se a velocidade máxima permitida é 120? Uma pergunta pertinente não é? Bom o Smart alcança 125 km/h significando que anda a passo de elefantinho...
Toda essa conversa não é para falar do carro, mas da minha renovação de habilitação ocorrida recentemente. Passei na primeira mesa, na segunda era o atestado de bons antecedentes. Surpresa: recebi o meu. Terceira mesa: A senhora volta dentro de 60 dias, pois ultrapassou em muito os vinte pontos. Como assim, meu senhor? O documento que tenho e obtive em uma auto-escola conhecida diz dezesseis pontos! Ele virou o computador e respondeu: Detran. Lá estavam todos os pontos acumulados. Eu pensando que a cada ano eles limpavam as carteiras. Outro susto: todos os papéis ficaram lá com a recomendação de não guiar, pois se for pega fica um ano sem habilitação. 

Entenderam o pedido? Baptista compreendeu e o Smart está na minha garagem. É vermelho e preto, ano 2013, comprado de um senhor de Curitiba que havia importado o carro para a mulher e ela não gostou. Eu amei!          

4 comentários:

Anônimo disse...

A Europa ta cheio dele, né? Acho lindo e teria um. Mas toda vez que o vejo, não consigo deixar de pensar: a pessoa que o dirige é egoísta, não cabe mais ninguém. Mas logo vejo que é besteira........ Cada um com suas necessidades. Adoraria ganhar um também. Parabéns e dirija devagar Sra. Rosa, náo só pelos pontos.... Bjos
Camila Tebet

Rosa Leda Gabrielli disse...


Baptista irado? Não consigo imaginá-lo. Que sorte serem só vocês dois... a compra de mercado é compacta também, né? Beijos e até amanhã?

Janaina Fainer disse...

Ele tem um irmão mais novo e solteiro????

rosabertoldi@gmail.com disse...

Tem. Baptista está para fazer 80 anos e o irmão 78. Como não qual a sua idade vc pode se candidatar. Ele é uma gracinha o meu cunhado. Adora viajar, mas não gosta de praia, só montanha. Isso é um defeito?