terça-feira, 1 de julho de 2008

Indiana Jones e a Caveira de Cristal


Vontade de falar de Indiana Jones. Vi o filme e adorei! O roteiro parece meio bobo não é? Porém, o fato desencadeador da história é verdadeiro. Em 1947 houve um grande alarde nos Estados Unidos em relação a um objeto não identificado caído na região conhecida atualmente, como Área 51. Ela abriga instalações militares onde supostamente estão os destroços dessa nave espacial, além de sediar estudos sobre o mundo extraterreno.
No filme, a trama acontece em 1957, auge da guerra fria e da perseguição aos comunistas pelo Comitê Parlamentar das Atividades Antiamericanas. Nessa época, Arthur Miller denunciado por Elia Kazan foi condenado por desobediência ao congresso, ao não revelar nomes de supostos membros do Partido Comunista no meio artístico. Portanto, Lucas e Spielberg tocaram de leve em duas questões distintas: as atividades do Comitê e do complexo Dreamland. Mas, vamos divagar um pouco sobre o filme que começa onde terminou o primeiro Indiana. Um observador atento vai poder ver a arca contendo as tábuas com os dez mandamentos de Moisés. Nesse armazém são guardadas caixas com conteúdo ultra-secreto. A partir do mote envolvendo extraterrestres, deuses e russos, o arqueólogo acaba nas pirâmides maias e astecas, onde estão escondidas as tais caveiras de cristal. A cena da nave indo para o espaço fecha o círculo iniciado no armazém. Ficam as perguntas: sobre o ocorrido em 1947, na Área 51 e qual a causa de tanto segredo por parte do governo americano sobre fatos ditos corriqueiros. O cineasta estaria insinuando que eram os deuses astronautas?
E por último, afinal, qual a função da Área 51?
Nome dado a uma instalação militar conhecida como Dreamland, ela comporta experiências secretas com energia nuclear. Foi criada em 1947, ocupando uma área de 155 km quadrados, no Condado de Lincoln. O local abriga UFOS acidentados e resgatados em todo o planeta, dizem os ufólogos. O complexo principal tem uma estrutura básica quase toda alojada abaixo da terra, em prédios subterrâneos de mais de vinte andares. A unidade gigantesca é tão secreta não constando em qualquer mapa, seja civil ou militar. O governo reconheceu sua existência na década de 1970 devido a fatos não comprovados. Circulou na imprensa que extraterrestres mantidos prisioneiros se rebelaram e mataram alguns cientistas da base aérea.
Verdade? Ninguém sabe. De concreto só as imagens do Google Earth e da empresa soviética Agência de Aviação e Espaço Sovinformsputnik feitas na década de 90. Elas revelam um campo de pouso e decolagem de 9 km de extensão, um dos maiores aeroportos do mundo, a menos de duas horas de Las Vegas, pela rodovia NV-93. Inacreditável não é? Por que se necessita de uma pista com esse tamanho em pleno deserto de Nevada?
A Área 51 é assunto de constantes programas na mídia americana. Hollywood costuma satirizar a questão através de filmes. A maioria, dos cientistas americanos acredita que a Força Aérea esteja fazendo testes com aviões secretos, mas eles afirmam não existir nada de extraterrestre nisso. Faz sentido, mas onde há fumaça...

Um comentário:

Camilla Tebet disse...

Uau Rosa, não vi o filme, mas depois de uma análise dessa, com certeza vou ver! Caça às bruxas, macarthismo e área 51.. isso sim é que "assistir" Indiana Jones.
Mas vc reparou como o cinema americano sempre "brinca" com segredos que eles mesmo mantém e ninguém os "invade" numa War on Terror pra verificar? Verdade, onde tem fumaça.. tem muito mais que fogo. Adorei a análise. Fale mais de filmes... heheh ò eu dando palpite!
beijos para vc.