terça-feira, 17 de junho de 2008

Coisas de cabeça...

Pegando o gancho da Camila, têm coisas que são de cabeça, mesmo. Lendo o texto dela pensei na existência de um estreito laço entre a psicanálise e o tal "espírito judeu". As vezes denegrida como a ciência judaica, outras vezes enaltecida através de Freud, citado como alguém que preparou o caminho da modernidade, a psicanálise continua aí firme e forte. Tudo isso para contar que durante muitos anos fui paciente de um homemopata com complexo de psicanalista. Pague um, leve dois, uma combinação perfeita para a mãe judia.
Quando eu me sentava em sua frente e reclamava de minha sensibilidade pelo quente e frio, ele dizia: coisas de cabeça. Eu insistia na alergia a mudanças de temperatura e o diagnóstico continuava o mesmo, psicossomático. Como disse a Camila: droga de médico. Tomei a decisão radical de mudar e fui parar no consultório da dra. Maria Helena. E não é que ela acreditou em mim? O tratamento foi bravo, pois espirrei durante umas duas semanas e ainda descobri que era alérgica a pêlos de animais. Lembrei-me de todos os bichos do meu passado e do presente e pensei o que fazer com o "cachorro" do meu marido, a velha gata siamesa de todos aqui de casa e de ninguém, do gatão louro da minha filha e da minha Mimi, a mais bela e nobre gatinha do pedaço de sobrenome Yoda.
Com o tratamento da doutora estou ótima e convivendo com todos, ainda bem!
Então é isso, existem coisas de que são de cabeça, mesmo... Mas, os médicos precisam de sensibilidade para perceber o que é, e o que não é de cabeça.

Um comentário:

Camilla Tebet disse...

Rosa, és então uma mãe judia?? Que legal, um dia quero almoçar na sua casa ( heheheheheh). Adorei seu texto, gostoso de ler e cheio de verdades que só quem passa por isso talvez consiga ver com clareza, não é? Dizer "isso é coisa da sua cabeça", parece isentar os médicos (droga de médico) de nos ajudar a achar um tratamento. Então voltamos para casa cheias de pipocas e com mais uma queimando: é coisa da minha cabeça. E se for? como tratar então? e aquilo que é difícil de achar um diagnóstico? Sabe, eu sou um mistério.. alergias, sintomas que demoram a ser explicados. E nem tudo é da minha cabeça não! MAs vc disse algo essencial: FALTA SENSIBILIDADE AOS MÉDICOS. Falta toque, já reparou que os médicos não olham mais nossos olhos, mal encostam na gente? Pois é, enquanto isso faço bastante psicanálise para encarar as coisas que realmente são da minha cabeça, que também é meu corpo.
Adorei seu post e senti falta dos seus comentários nos outros.
beijos com carinho pra vc.
Camilla