terça-feira, 10 de junho de 2008

Plutão


Caronte e Plutão dois personagens da mitologia grega ressuscitaram nas discussões dos astrônomos nos últimos tempos. O primeiro era o condutor de um barco cujo trajeto pelo rio Styx ia dar no submundo do senhor dos infernos. A parceria continua. Caronte é o satélite do planeta Plutão. Para ser exata do ex-planeta rebaixado à condição de anão. Plutão é o regente de Escorpião, signo do presidente da república.
Uma pesquisa histórica e eis-me conhecedora de alguns segredos da astrologia. Ela se desenvolveu na Mesopotâmia, terra da escrita coneiforme, aquela dos caracteres em forma de cunha. Com uma região composta de grandes planícies, a observação do céu era fácil, por isso a Astronomia e sua extensão, a astrologia tornou-se a principal ciência desse povo. Nesse ramo, o conhecimento dos sacerdotes era notável. Entretanto, a matemática, a medicina e o direito também não ficavam atrás, imaginem o Código de Hamurabi e sua máxima olho por olho e dente por dente. Bons tempos! De seus templos, umas torres altas, que serviam também como celeiro de alimentos e observatório astronômico a classe sacerdotal exercia o poder. Nessa época, a ciência não existia como hoje, e a religião absorvia a função de ampliar a sabedoria dos povos. Essas torres ou zigurates possuíam sete andares, a soma dos cinco planetas vistos a olho nu mais o sol e a lua, os luminares. Em cada andar predominava a cor correspondente ao corpo celeste, por exemplo: Saturno/negro, Marte/vermelho, Mercúrio/azul etc. Como atualmente conhecemos oito e alguns anões, a humanidade não avançou tanto assim. Mas, voltando à astrologia, o mapa astral mais antigo é de Sargão I datado de 2.350 a.C. Terá o astrólogo dito a verdade a ele? Foi desbancado pouco depois.
A exclusão de Plutão não deve alterar seu simbolismo em mapas astrológicos, pois sua influência é para a vida toda, quer ele seja planeta ou não. Será esse novo anão companheiro daqueles anões do Congresso? Não sei. Só sei que o presidente tem Plutão na casa cinco. De acordo com os entendidos existe uma grande probabilidade de o presidente sofrer um grande terremoto nas suas contas bancárias. Não vai sobrar nada e ainda pode ter uma doença crônica agravada. Será que vai cair mais um dedo? Credo, tudo isso por causa do tal Plutão, uma simples bola de gelo em forma de asteróide? Não é uma previsão, eu não entendo nada disso, só fiz uma consulta.
Porém, o senhor Lulla da Silva não precisa se preocupar, afinal um ex-planetinha só não faz verão... ou faz? Olha aí a operação Xeque-Mate, sem falar na Navalha, no Renan, no compadre e no Vavá, quem diria... fez tráfico de influência, afirmaram os jornais. Mas, o Senado, a Câmara dos Deputados e as nossas frouxas leis não permitirão que eles sejam atingidos pela fúria de Caronte e Plutão, essa dupla implacável. Uma pena, quem dera o Código de Hamurabi ainda estivesse em vigor!

3 comentários:

Mariah disse...

oi...adorei isso aqui.
também não entendo nada de astrologia, planetas, etc...mas não dá para negar que alguma coisa estranha rege alguns comportamentos nossos...e não é a genética, ah não é mesmo.
mariah

Camilla disse...

Adorei a parte "probabilidade de o presidente sofrer um grande terremoto nas suas contas bancárias. Não vai sobrar nada e ainda pode ter uma doença crônica agravada. Será que vai cair mais um dedo?". Adorei. podia mesmo acontecer, só assim pra esse ditador de merda, com banca de revolucionário cair de vez, nem que seja sentado. Tomara que esteja tudo certo.
Um pouco de sabedoria num mundo de alegorias,nada mal Rosa, nada mal.
beijso procê

Camilla Tebet disse...

Rosa, por onde vc anda??? Cade vc que não visita a gente,....???? Aparece... estava curtindo tanto o contato com vc....Beijos