domingo, 6 de setembro de 2009

"O que devemos lembrar a todo instante é que, quando não nos sentimos satisfeitos, estamos, por definição, sendo desonestos."
Nilton Bonder

"O direito de alguém é amar e deixar de amar"
Grégoire Bouillier - em resposta ao projeto




Muito já se falou sobre Sophie Calle e sua Cuide de você e eu só consegui chegar lá esta semana que passou. Uma pena. Queria ter visto a exposição mais vezes. Já imaginava que iria gostar porque adorei a proposta: uma exposição criada como resposta a um email de rompimento. E quando digo resposta não é resposta resposta, é a resposta que a própria Sophie precisava. O que pensar do email? O que entender daquele conjunto de letrinhas que juntas eram um hasta la vista, baby bem deselegante. Na tentativa de metabolizar o vivido, Sophie reuniu 104 mulheres, 2 marionetes e 1 papagaia e pediu para que cada uma aplicasse ao email um crivo analítico a partir de sua especialidade. Ah, também há o bloco das interpretações/versões, vivências, performaticas...
Resumindo, é uma loucura. Se eu achava que eu sou um ser humano um pouco exposta demais com as minhas emoções e pessoalidades, Sophie escancara o peito e transforma dor, perda, desilusão, vazio em poema. É impressionante, lindo, doído, faz bem a alma, mal ao coração, dá saudade e nos faz ver como nós mulheres somos loucas e bobas e infantis e inocentes e estamos sempre em busca do amor. E claro que sim, há nas paredes uma vingança bem pouco óbvia e quase amoral. É uma delícia.

* As imagens são a carta do Sr. X enviada e parte de duas "análises"... vale a pena ler e é só clicar em cima que fica grande e legível.





Um comentário:

Anônimo disse...

vi vc no blog da expo
http://blog.sophiecalle.com.br/?cat=226
vc viu?
bj