sexta-feira, 18 de setembro de 2009

5770 - por um ano de renovação

O calendário israelita é baseado nos ciclos lunares, mas ajusta-se pelo solar e a diferença de 11 dias entre um e outro é acrescida no Adar Sheni, embora o primeiro mês do calendário israelita seja Nissan, quando se comemora Pessach. Entretanto o ano novo acontece em Tishrei, meados de setembro, no calendário gregoriano. Puxa que confusão, hein?
Trata-se de do período conhecido como das grandes festas. Porém, o ano novo é um momento para reflexão. Inicia-se o julgamento de cada ser humano na data em que se celebra o nascimento do primeiro homem, no sexto dia da criação do mundo. 18 de setembro a véspera do grande feriado de 48 horas: 19 e 20 de setembro. Dez dias depois, em 28, quando o sol se põe começa o feriado do Yom Kipur. Esses dias são de interrupção para o arrependimento dos pecados cometidos contra os outros. Uma parte, dessas horas, é passada na sinagoga em orações, enquanto o livro da vida permanece aberto. Daí a expressão Shaná Tová/ por um ano bom e que você seja inscrito e selado no livro.
O Talmud traz uma lista de alimentos sagrados para serem consumidos nesses dias:
Alho-poró (ou repolho) para que nossos inimigos sejam cortados;
Beterrabas e tâmaras para que eles sejam REMOVIDOS, se acabem;
Abóboras para que nossos méritos sejam proclamados perante D’us e
Romãs para que essas qualidades aumentem como as sementes dessa fruta. Simples, assim! Meu desejo é que haja prosperidade material e espiritual para todos os amigos, e por que não para os que se acreditam inimigos... nesse ano de 5770.
SHANÁ TOVÁ!

2 comentários:

Anônimo disse...

que aula! rs
gostei de saber destes detalhes.
obrigado e bjs.
Eto

Rosa Leda disse...

Feliz ano novo!
Beijos