sábado, 26 de setembro de 2009

PRIMAVERANDO

Primaverando faz parte do Projeto Vivaldi desenvolvido durante todos esses por Ju Machado. A palavra primavera refere-se à estação do ano entre o inverno/verão. Ela tem como característica o reflorescimento da flora e da fauna, pois muitos animais aproveitam essa temperatura amena para se acasalarem. As chuvas indicam o princípio da estação terminando somente em março, fechando o verão, como disse Tom Jobim. Para a astronomia a primavera ocorre no equinócio de setembro, momento do ano em que dia e noite possuem a mesma duração: 12 horas, pelo menos até a chegada do horário de verão. O mundo fica mais colorido com rosas, orquídeas, jasmins, girassóis... Lembrei-me de uma frase escrita há muito tempo. Plantar girassóis quando a lua cruzar em libra. É claro, não plantei girassóis. Eu vim para essa casa durante uma primavera, lembrei-me da terra vermelha e do trabalho para transformar o quintal em um jardim. Prometi não escrever mais sobre minha casa. Afinal, despejei nos leitores todos os problemas relacionados à sua construção. Porém, Ju Machado fez um comentário interessante. Sua casa atingiu a adolescência e está bonita. Olhando para ela e para as plantas ao seu redor cheguei à conclusão que ela está primaverando.
Nem tudo aconteceu como o planejado, mas os vasos de gerânios floridos e as redes na varanda voltada para um jardim estão lá. Um local desordenado misturando grama, flores e frutos, onde costumo deitar no chão olhando o céu buscando discos voadores. Você não acredita Thiago Azevedo? Sinto o perfume inebriante das flores da dama da noite procurando adivinhar o que seriam as duas árvores compradas como frutíferas, e que eu acreditava serem plantas nativas, quase mato, como as gabirobas do meu marido. Pasmem, pois ela floreceu e deu frutos, assim de repente. Com formato de goiaba e pequena como jabuticaba de sabor exótico, mas doce feito mel. Como a natureza é pródiga! E qual será seu nome? Goiaticaba? Jabutiaba? Vou ilustrar com fotos dela, assim quem conhecer pode me dizer como chamá-la. Estou guardando as sementes, se brotarem vou distribuir as mudas, aguardem. Posso até levar algumas para a prefeitura, quem sabe ainda consigo mudar o nome das Cerejeiras para Goiaticaba, por que não? Dizem que o prefeito é verde, mas eu sei que ele é PMDB, mesmo adorando a idéia de mudar o nome da Praça. Verde, é minha cor predileta, aliás, verde é a cor da minha memória... lembranças da infância, de férias passadas na fazenda. Daí uma casa mistura de antiga/moderna, pós-moderna, como dizem os entendidos. A frase mais ouvida aqui de pessoas que aparecem pela primeira vez é: nossa minha avó tinha um paneleiro igualzinho a este. Pois é, a minha também.

5 comentários:

Rosa Leda disse...

Sua casa é uma delícia, seu jardim lindo, e sua escrita ótima. Perguntarei ao Paulo Carvalho, que é agrônomo, se tem pistas sobre sua misteriosa e deliciosa fruta.
Beijo

Janaina Fainer disse...

Olha Rosa, eu já vi o prefeito na rua e ele é loiro de olho azul... nem lembra o Incrivel Hulk

Janaina Fainer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janaina Fainer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

gabiroba! que delícia! lembro de me enfiar na "floresta" onde hoje fica o shopping para procurar a frutinha que, de tão doce, parecia um presente de Deus. estes anos todos eu procuro a fruta ou muda. quase ninguém conhece o nome. achei até que fosse invenção minha porque nem quem me acompanhava conhece...
se for mesmo gabiroba, me coloque na lista dos presentados da muda. rs
Rosa, beijos e obrigado por me acender lembranças tão doces e felizes.
Eto Coelho